top of page

Por uso irregular de atleta, Bulls pode perder a vaga nos playoffs do Gauchão

  • Foto do escritor: Leonardo Oberherr
    Leonardo Oberherr
  • 27 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

Publicado em 18 de abril de 2018.

Em representação apresentada na última terça - feira, dia 16, pelo Procurador Igor Gessinger à Comissão Disciplinar da FGFA, a denúncia de uso indevido de um jogador não inscrito pode tirar a vitória do Canoas Bulls diante do Erechim Coroados, e consequentemente, a classificação da equipe de Canoas para os playoffs do estadual.



A denúncia consiste na utilização do jogador Juliano Rodrigues, Wide Receiver, camisa 89, de forma indevida na partida que ocorreu no último sábado, dia 13 de abril, no Estádio do Grêmio Nacional São Leopoldo, em São Leopoldo.

O nome do jogador não estava na relação que a delegada da partida possuía, e o nome foi acrescentado à mão, de caneta, seguido com os dados e a assinatura do atleta, conforme imagem a seguir:

Foto: Reprodução

A irregularidade está no fato da pendência do pagamento da inscrição do atleta junto à Federação, que, conforme o Artigo 5º do Regulamento do Campeonato Gaúcho de 2019, "os jogadores que participarão da competição deverão estar devidamente registrados na FGFA, preenchendo o formulário de inscrição que será publicado pela organização da competição". No mesmo artigo, no seu 3º parágrafo, consta: "o uso irregular de jogadores acarretará em W.O., com penalidade prevista neste regulamento".


A penalidade citada está no Artigo 64: "caso ocorra um W.O., o placar do jogo será de 49 x 00 e a multa aplicada será de R$ 3000,00".


Vale ressaltar que o Bulls ainda está no período de apresentar a sua defesa, e tem um prazo de cinco dias para tal. A previsão para o julgamento é para até uma semana antes das partidas de Wild Card, que estão agendadas para os dias 04 e 05 de maio.


A seguir, uma imagem com a troca de e-mails entre o Procurador Igor Gessinger, e a Federação, consultando a situação do atleta:

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O documento traz ainda alguns momentos em que o jogador em questão se faz presente no campo de jogo. O principal deles é quando ele auxilia no bloqueio em uma jogada de kickoff no início do terceiro quarto, onde o Kick Returner Douglas Torres anota um Touchdown:

O que diz o Bulls:


Procuramos o Presidente do Canoas Bulls, Carlos Kraey, que declarou: "Estamos analisando a representação contra o Bulls. Apresentaremos nossa defesa seguindo os procedimentos da comissão disciplinar".


O panorama para o Wild Card:


Se a Comissão Disciplinar julgar procedente a Representação, o Bulls será declarado derrotado da partida contra o Erechim Coroados, que, por sua vez, ficará com a vaga nos Playoffs da competição.


Neste momento, o Wild Card deve ser entre Santa Maria Soldiers e Santa Cruz Chacais, e Armada Lions enfrentando o Canoas Bulls. Com a derrota do Bulls por W.O., o Erechim Coroados (segundo colocado do Grupo B) enfrentará o Santa Maria Soldiers, enquanto o Santa Cruz Chacais (líder do Grupo B) receberá o Armada Lions, em Santa Cruz do Sul.


Comments


bottom of page