Rio Grande do Sul anuncia Seleção Estadual Sub-19
- Leonardo Oberherr
- 2 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

A Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) anunciou na última segunda, dia 31 de julho, a organização da Seleção Gaúcha de Futebol Americano.
Visando a Copa do Mundo de Futebol Americano Sub-19, que acontecerá no ano que vem, a FGFA juntou um time de peso para serem coachs deste combinado de atletas.
O Head Coach será Marcelo Becker Coutinho, Coordenador de Linhas Defensivas da Seleção Brasileira e Coordenador Defensivo Campeão Brasileiro em 2015 com o João Pessoa Espectros. O Coordenador Ofensivo será Wesley Mota, ex-Head Coach do Juventude F.A. e campeão gaúcho com o time da Serra em 2015. Gustavo Weiss, do Santa Cruz Chacais e campeão da Copa Sul de 2015, será o Coordenador de Linhas Ofensivas. A Coordenação Defensiva será encargo de Miguel Greiner, Presidente e Head Coach do Bulldogs. As linhas defensivas serão Coordenadas por Lucas Bochi, ex-jogador de Brasília V8 e Botafogo, com passagens por Bulls e Mustangs. Maurício Pechina, campeão brasileiro com a seleção paulista sub-19 em 2014, com o "Mean Machine", será Coordenador de Linebackers. Para finalizar o esquadrão de Coachs, Renan Jung, do Ijuí Drones, será treinador de apoio.
Além de todos estes nomes, Diogo Hartz, Presidente do Santa Maria Soldiers e Henrique Altieri, do Porto Alegre Gorillas, serão responsáveis pela administração da equipe.
Os treinos deverão ser mensais, começando dia 27 de agosto, no CT do Bulldogs F.A., em Venâncio Aires. O Portal Obertime conversou com Marcelo Becker, Wesley Mota e Jeferson Mendes, para saber um pouquinho mais sobre as suas opiniões à respeito do projeto. Confira:

Jeferson Mendes: "Graças ao trabalho que os times vêm fazendo nesse sentido, hoje os jovens começam cada vez mais cedo a praticar o F.A.. A FGFA regularizar isso é um passo importante para que tudo seja feito de maneira correta. Em 2018 teremos a Copa do Mundo da modalidade e a CBFA está se organizando para que tenhamos nossa seleção no mundial. E indo nesta direção, queremos que gaúchos também estejam la."

Marcelo Becker: "O projeto é uma iniciativa da Federação. Quando soube da possível criação, me ofereci ao presidente Jeferson para ficar à frente da comissão técnica. - Claro, a seleção quer aperfeiçoar a base do FA Gaúcho, portanto, é importante que as equipes incentivem os jogadores a participarem dos nossos treinos, porém o verdadeiro foco é uma possível competição a nível nacional. - Num primeiro momento, serão convocados todos os jogadores sub-19 que foram inscritos para o campeonato Gaúcho, vale ressaltar que poucos têm uma grande experiência em jogos. Além destes, foram solicitadas aos times (e aos treinadores) indicações de atletas que estejam num bom nível técnico, mas que por algum motivo não foram inscritos. Imagino que assim, teremos número e qualidade. - Citar jogadores seria injusto, já que a maioria deles nunca vi pessoalmente, porém, posso dizer que fiquei impressionado com os vídeos de alguns RBs."

Wesley Mota: "Recebi o convite do Coach Marcelo Coutinho para participar do projeto. A intensão é participar de um campeonato de seleções estaduais que está sendo planejado para o fim deste ano. Mesmo assim, queremos fazer com que os jovens jogadores do nosso estado evoluam e ajudem seus times a atingirem níveis mais altos, dentro e fora de campo. Primeiramente, todos os jogadores sub-19 que foram relacionados para o campeonato gaúcho serão convocados, além de outros atletas indicados pelos treinadores das equipes gaúchas. Só vou ficar te devendo os destaques, pois ainda quero analisar com mais calma os jogadores que teremos na nossa seleção."
O Portal Obertime acompanhará em peso o primeiro treino - histórico - dessa seleção.
Comments