FGFA divulga nome, escudo e mudanças na comissão técnica da Seleção Gaúcha Sub-19.
- Leonardo Oberherr
- 15 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

A Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) anunciou durante esta segunda-feira (15) o nome e o escudo que será utilizado pela Seleção Sub-19 No Torneio de Seleções Estaduais que se aproxima.

Conversamos com o Designer Responsável pelo projeto, Renan Jung, que explicou o conceito da arte criada pela equipe da Gorilla Design: "Nosso símbolo tenta trazer toda a história de um povo que sempre lutou com todas as suas forças para conquistar aquilo que julgava necessário. O mesmo vale para os atletas de Football, que enfrentam dificuldades todos os dias, mas que jogam pelo simples fato de carregar o nome da sua cidade (nesse caso do seu estado) no peito e defender ele até o fim. Esse espírito lutador que os torcedores querem ver em nossos atletas dentro campo, e que nós, responsáveis pela criação da identidade do Pampeanos, apresentamos de forma clara para todo o Brasil. Esse é o Rio Grande do Sul que a gente quer mostrar".
Conforme conta Renan, "o nome Pampeanos é uma homenagem não só aos índios pampeanos, que ocupavam a região sul do estado e que foram uma importante tribo na formação da nossa cultura, mas também ao povo que vive no "Pampa Gaúcho", povo esse que possui uma forte ligação com a cultura rio-grandense, mantendo muitos hábitos característicos do nosso estado. Acredito que a escolha desse nome se deu por toda essa tradição e peso histórico que esse termo carrega".

"O desenho do símbolo Pampeanos foge um pouco da parte indígena que o nome remete e busca mais as características do Povo Gaúcho, daqueles "gaudérios de raiz". O homem com chapéu, lenço e ostentando um bigode é quase que um clichê do nosso estado, mas talvez seja a melhor forma de nos apresentar e mostrar nossa força para o restante do Brasil, que assim conhecerá toda a força dos gaúchos. As cores são inspiradas nesses gaúchos que lutaram (e lutam) por sua liberdade e por melhores condições. O lenço vermelho, que representava os Maragatos traz essa parte da luta, da disputa e busca por reconhecimento. O tom de marrom, tenta trazer a tona o tom de pele dos nossos antecipados, que trabalhavam dia a dia sob o sol no pampa gaúcho e que tornaram o estado o que ele é hoje. Em resumo, buscamos homenagear todos aqueles "pampeanos" que em diferentes fases da nossa história fazem do Rio Grande do Sul o melhor lugar para se viver" - Complementa Jung.
Mudanças na Comissão Técnica:
Por motivos pessoais, os treinadores Wesley Mota, Gustavo Weiss e Marcelo

Coutinho deixam seus postos na comissão técnica da Seleção. Gustavo Rech assume a posição de Coordenador Ofensivo, Mateus Cabezudo como assistente do ataque, assim como Alex de Oliveira "Sheep". Todos os que assumem posição são do Buriers Football. Os demais Coordenadores e dirigentes mantém sua função dentro da Comissão Técnica, anunciada em agosto de 2017.
Convocação:
Segundo informações do Presidente da FGFA, Ismael Ferreira, a convocação da Seleção Sub-19 que disputará o Torneio Nacional de Seleções acontecerá durante a semana.
Commenti