top of page
Box Times.jpg
spartans.jpg
soldiers.jpg
snakes.jpg
ximangos.jpg
raptors.jpg
armada lions.jpg
gorillas.jpg
chacais.jpg
drones.jpg
buriers.jpg
ju.jpg
jaguars.jpg
destroyers.jpg
bulls.jpg
coroados.jpg
bulldogs.jpg
box competições.jpg
gauchesco FP.jpg
gauchesco flag.jpg
COPA RS.jpg
copa sul.jpg
lig anacional.jpg
bfa.jpg
BANNER mini.png
Galeria Obertime.jpg

Analisando times Gaúchos #2: Santa Cruz Chacais e o conceito Mesh

  • Rodrigo Palaver
  • 17 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

Quem viu o jogo entre Bento Gonçalves Snakes e Santa Cruz Chacais teve o prazer de presenciar uma partida bem disputada. O Snakes apostando na mesma tática que lhe trouxe até os grandes times, com seu QB Maurício Vaz alternando muito bem entre jogo aéreo e corrida. Já de outro lado, vimos um Chacais fora de sua principal característica, que sempre fora o jogo corrido. O poderio ofensivo do time de Santa Cruz vinha das poderosas corridas lideradas pelo ex-running back Cleiton Paz. Tanto é verdade que o Chacais trouxe o americano Randy Powell para atuar como Quarterback, esperando-se assim um plano de jogo mais corrido na primeira partida.


Mas, como bem sabido, uma defesa como a do Snakes é preparada para o jogo corrido e muito bem postada em zona contra o jogo aéreo. Porém, o coordenador ofensivo do Chacais, Aramins Goulart, mostrou um game plan básico e bem adequado para bater a defesa 4-2-5 do Snakes. Dos 26 passes tentados pela equipe de Santa Cruz, 13 foram variações do conceito Mesh.

A jogada Mesh é um conceito base do sistema Air Raid e consiste em duas rotas drag se cruzando logo atrás da linha defensiva, em frente aos linebackers, na chamada zona delay.

Foto: Reprodução

A zona delay é um espaço logo atrás da linha defensiva



O cruzamento das duas rotas drag torna difícil sua marcação pela defesa quando se tem uma cobertura man to man (homem a homem). No entanto, esse conceito também é difícil de se marcar em cobertura por zona. Por ser uma jogada de rápida execução e de um fluxo também muito rápido, a defesa pode ter uma dificuldade de reação. E pela velocidade com que se executa tal conceito, somente com uma reatividade veloz é que a defesa pode coibir o avanço do ataque. Na Mesh, há variações em relação a formações e outras rotas dos recebedores que não fazem as rotas drag.

No caso do Chacais, além das duas rotas drags se cruzando, há uma isca com duas rotas longas (go ou fade), puxando a marcação dos cornerbacks e liberando as zonas delay e flat.

Foto: Reprodução

Uma das variações da Mesh usada pelo Chacais é com o personnel 11, com um Tight End, sendo que o slot da esquerda e o wideout da direita executam as rotas drags

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O início da execução da jogada mostra que a rota go feita pelo Tight End serve como isca para desviar a atenção dos linebackers

Foto: Reprodução

O slot #81 recebe a bola com bastante espaço na zona delay para avançar


Pode haver uma troca de rotas no personnel 11, justamente para confundir a defesa adversária. O Chacais também utiliza o Tight End para executar uma das rotas drag no conceito Mesh, como no exemplo abaixo.

Foto: Reprodução

Por fim, temos mais uma variação do conceito Mesh, mas agora em formação Spread:


Foto: Reprodução

Na variação da Mesh em spread, o Chacais anotou o primeiro TD na partida

A defesa do Snakes, depois das diversas jardas perdidas para a Mesh, concentra sua atenção na zona delay. Porém, com a isca invertida, o wideout do Chacais em rota Go é marcado apenas por um defensive back

O mismatch entre o wideout e o defensive back é gritante. O recebedor apenas se impõe na recepção para marcar o primeiro TD do Chacais na partida


Perdeu alguma Coluna Palavreando? Então acesse!


Комментарии


BANNER anuncie1 (1).png
Capturar.JPG.jpg
BANNER mini.png

Não há eventos no momento

SIGA O OBERTIME NAS REDES SOCIAIS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2017 Portal Obertime.  Criado por Eduardo Behr

bottom of page