top of page
Box Times.jpg
spartans.jpg
soldiers.jpg
snakes.jpg
ximangos.jpg
raptors.jpg
armada lions.jpg
gorillas.jpg
chacais.jpg
drones.jpg
buriers.jpg
ju.jpg
jaguars.jpg
destroyers.jpg
bulls.jpg
coroados.jpg
bulldogs.jpg
box competições.jpg
gauchesco FP.jpg
gauchesco flag.jpg
COPA RS.jpg
copa sul.jpg
lig anacional.jpg
bfa.jpg
BANNER mini.png
Galeria Obertime.jpg

Analisando times gaúchos #3: Canoas Bulls e o conceito de passe Scissors

  • Rodrigo Palaver
  • 7 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Foi emocionante partida entre Armada Futebol Americano e Canoas Bulls, realizada no dia 15 de abril. Com reviravolta no placar até o último minuto, o confronto entre as duas equipes foi uma amostra de ataque às zonas através do jogo aéreo. O Bulls utilizou-se de big plays para avançar no campo, enquanto o Armada revezava entre passes de controle e passes longos. Apesar de não utilizar um sistema Air Raid, uma das melhores jogadas aéreas do time de Canoas foi a execução do conceito Scissors, nascido e criado na Air Raid offense e ótima pedida para atacar a cover 2 do Armada. O Bulls alinhou em formação spread:

O conceito Scissors ataca especialmente a cobertura dupla ao fundo, sendo o recebedor interno correndo uma rota Corner e o recebedor externo correndo uma rota Post, como na imagem abaixo (lado esquerdo).

A progressão de leitura é primeiro a rota Post e por último a rota Corner. As rotas cruzadas dificultam a marcação da defesa quando em man to man.

Na imagem acima, vemos que os dois recebedores da esquerda são acompanhados por dois defensores. Um dos safeties da cover 2 ainda não decidiu qual dos dois recebedores ele deve cobrir. A decisão deste safety é primordial para a progressão da leitura. O recebedor que ficar em marcação individual é a leitura correta, pois vai estar em vantagem de recepção.

No caso em tela, mesmo após o cruzamento das rotas o safety não tomou a decisão que definiria a leitura do quarterback. Inteligentemente, o quarterback Raúl Stédile, do Canoas Bulls, percebeu que a indecisão do safety lhe tiraria o passe na rota Post e deixaria o recebedor da rota Corner em extrema vantagem. Na imagem a seguir, inclusive vemos a total confusão entre os defensores, sendo que o defensor que deveria acompanhar a rota Post volta e tenta ajudar o companheiro que marcava o recebedor da rota Corner. Até que quase foi uma boa leitura do defensor, mas não a tempo.


Por hoje é isso, até a próxima!

Comments


BANNER anuncie1 (1).png
Capturar.JPG.jpg
BANNER mini.png

Não há eventos no momento

SIGA O OBERTIME NAS REDES SOCIAIS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2017 Portal Obertime.  Criado por Eduardo Behr

bottom of page