Power Ranking - Quartas de Final
- Leonardo Oberherr
- 15 de jun. de 2018
- 4 min de leitura

Com o final das quartas de final do Estadual, tivemos algumas surpresas e a queda de um dos favoritos a chegar na Final: os Chacais. Com isso o Power Ranking sofre algumas (muitas mudanças).
1 - Santa Maria Soldiers ( - )
Ganhou do Bulls com certa tranquilidade nas quartas de Final. 56 a 00 e jogou seu jogo. Sentiu o peso da estreia e rodou alguns dos seus jogadores - principalmente no ataque - para dar ritmo de jogo. Uma estreia justa do atual bicampeão gaúcho.

2 - Juventude F.A. ( +2 )
Voltou de um longo período parado, e fez o básico para vencer o Lions sem passar sufoco. O Lions é um time que tem qualidade, é empenhado, estuda, mas foi neutralizado pelo time de Caxias do Sul que sem dar chances ao ataque de Adriano Jr. já abria 14 a 00 no placar. É um time forte, Marcos de Almeida foi bem na função de Quarterback e rodou bastante seu ataque. Sem abrir muito seu playbook, venceu o surpreendente Cruzeiro. Tem pela frente um grande confronto, contra o Gorillas. O ataque predominantemente terrestre não deve contar com Bortoluzzi, com lesão muscular sofrida diante do Lions. Jogo terrestre aliás que é o que a defesa do Gorillas mais sabe jogar contra. O time possui excelente retrospecto contra o jogo terrestre.
>>> Analisando Times Gaúchos: Soldiers e a Toss Sweep >>> Analisando Times Gaúchos: Chacais e o conceito Mesh
3 - Ijuí Drones ( -1 )
Mais uma epopeia para vencer em casa. Após estar perdendo por 21 a 00, o time de Ijuí realizou a maior virada da história do Futebol Americano Gaúcho. Tudo bem que jogava contra o vento quando estava no primeiro quarto e isso atrapalhou os punts e o jogo aéreo ofensivo da equipe, mas temos que salientar que atuou contra o um Armada sem Quarterback. Nego Darth - líder em passes da Fase de Grupos - não foi para Ijuí, e o Armada bravamente jogou com Luguini na função. Agora pega o poderosíssimo Soldiers, em casa, e deve jogar muito mais para vencer o time de Santa Maria. Não é impossível - como disse Bonaldo em entrevista ao Portal Obertime - mas precisa jogar muito mais do que o que vem fazendo para bater os Soldados.

4 - Porto Alegre Gorillas ( +3 )
Venceu o favorito Chacais fora de casa com atuação defensiva impecável - mais uma vez. Vale destacar o trabalho de seu quarterback Antônio Freire - muitas vezes contestado - que realizou três passes para Touchdown e chamou a responsabilidade ofensiva. Tem pela frente o atual vice-campeão gaúcho, que gosta muito de um jogo terrestre, sem seu principal Runnking Back. Vencer o Juventude, em casa, diante da sua torcida, não é impossível, mas novamente vai depender da consolidada defesa roxa, e de um trabalho eficaz de Antônio Freire.
5 - Armada F.A. ( +1 )
O time foi até Ijuí, sem quarterback, e quase venceu o jogo. Abriu 21 pontos de vantagem e ainda assim sofreram a virada. Claro, o time teve que improvisar Luguini, Wide Receiver, na função de quarterback. Foram bem, levando tudo isso em consideração. Para a Liga Nacional, Thiago Maha já salientou que devem chegar reforços.
6 - Cruzeiro Lions ( -1 )
O time foi bem mesmo diante do temido Juventude. O time realizou uma última partida honrosa, levando em consideração o adversário e o fato de ser sua primeira participação em playoffs do Gauchão. A participação foi um sucesso, inegável. Agora procura manter o nível na Copa Sul.

7 - Santa Cruz Chacais ( -4 )
Dos times que chegaram aos Playoffs é o que mais decepcionou. Diante da sua torcida, o time apostou na presença de Diego Goulart na função de quarterback, deixando no banco o reforço americano Randy Powell, que em dois jogos chegou a marca de quarto quarterback com mais jardas em passe na fase de grupos. Após o jogo, a reportagem do Portal Obertime buscou conversar com a Comissão técnica do Chacais para entender a decisão, mas foi proibida de realizar entrevistas com membros do Santa Cruz Chacais. A partida foi abaixo do esperado pelo time dos Chacais, ma,s pela frente havia uma defesa extremamente bem postada, a do Gorillas. Foco agora é na Liga Nacional.
8 - Canoas Bulls ( +1 )
Pegou o Soldiers e perdeu. Até então nenhuma novidade. O Soldiers é um time dificílimo de ser batido, ainda mais no Presidente Vargas. O time fez o que pôde e não fez uma partida ruim, mas esbarrou na melhor equipe do Estado há dois anos.
9 - Bento Gonçalves Snakes ( -1 )
O time está em nono neste Power Ranking mas por conta do que já mostrou. Suas atuações no Gauchão foram abaixo da expectativa. Para a Liga Nacional precisa melhorar consideravelmente para buscar um posto interessante na competição nacional.
10 - Carlos Barbosa Ximangos ( +1 )
Sim, o time de Carlos Barbosa é o décimo. Terminou a temporada regular mostrando mais competência e um crescimento evidente. Mantém o seu plantel quase intacto para o segundo semestre, o que trás conforto para o trabalho do próximo treinador.

11 - Bulldogs F.A. ( -1 )
O time vai para a Copa Sul e busca reforços. O Elenco enxuto sempre é um problema para o Bulldogs que vive com rosters de no máximo 40 players - quando muito. Para a competição interestadual, o time deve reforçar-se e para isso já trabalha com alguns nomes interessantes, que podem colocar o time de Venâncio Aires em novos patamares.
12 - Buriers Football ( - )
O anúncio da mudança de locais de treino e de crescimento da estrutura traz mudanças significativas para o andamento do projeto. Perdeu diversos jogadores após o Gauchão, entre eles Cesinha, Lucas Sost e Germano Santos, entre outros. Para a Copa RS vive o desafio de reestruturar-se mais uma vez com o que tem de material humano para sonhar com o título.
13 - Gravataí Spartans ( - )
Focado na Copa RS, o Spartans trabalha para manter seu roster. O time de Gravataí vem sofrendo com o assédio de outros times após uma exibição digna no Gauchão 2018. Com destaques individuais, o time busca aumentar seu plantel para sair bem na Copa RS.

14 - Viamão Raptors ( - )
Com a saída de Lucas Bochi, o time de Viamão trabalha para manter seu elenco. A situação que envolve o time é uma das mais complexas no cenário estadual.
15 - Canoas Jaguars ( - )
Só sai da última colocação com o início da Copa RS, onde pode mostrar mais.
Comments