Conheça o Tapejara Dragons, uma equipe com seis anos de existência e nenhum jogo oficial
- Leonardo Oberherr
- 17 de out. de 2018
- 3 min de leitura

Se hoje o Rio Grande do Sul é uma potência no esporte da bola oval, é porque a grande maioria dos times já passou pelo sacrifício de se equipar. Infelizmente para o Tapejara Dragons este processo está demorado e inconcluído.
Criado em 05/02/2012, o Tapejara Dragons enfrenta uma série de dificuldades para se estabelecer no cenário do Futebol Americano do Rio Grande do Sul. O principal deles é a falta de equipamentos de proteção. Para o Presidente dos Dragons, Joziel Mainardi, o projeto é sim equipar a equipe e participar de futuras competições: "Hoje a equipe tem o desejo sim de se equipar e participar de campeonatos, mas enfrenta problemas com o plantel, por ser uma cidade pequena e principalmente falta de recursos financeiros, praticamente tudo é pago com o dinheiro dos próprios jogadores." - salienta.
Tivemos uma conversa com o Presidente da equipe, Joziel Mainardi, que explicou também entre outras coisas o motivo dos scouts trimestrais com números curiosos sobre seus players: "Isso sempre fez com que o pessoal se esforçasse mais pra atingir certos objetivos, bater os recordes, criando uma competição saudável em busca das medalhas da seleção da temporada e o troféu de MVP do ano..." - comentou Joziel.
Na íntegra:
Confira a entrevista realizada com o Presidente do Tapejara Dragons, Joziel Mainardi:
- O que é o Tapejara Dragons? "O Tapejara Dragons surgiu de uma brincadeira de amigos apaixonados pelo Futebol Americano. Naquela época não tínhamos pretensão em formar um time ou disputar partidas, era e é ainda hoje um local onde encontramos e fazemos novas amizades".

- Quantos jogadores a equipe possui hoje? "Atualmente o plantel do Tapejara Dragons conta com 25 jogadores, variando conforme os treinamentos".
- Quando e como são os treinamentos? "Os treinos ocorrem todos os sábados, às 15 horas, no Estádio Municipal Laércio Poggio (Campo do Palmeiras). Nesses treinamentos desenvolvemos exercícios que trabalham a parte física, técnica, específica de cada posição e tática, além dos coletivos".
- Por que a equipe existe há seis anos e nunca disputou nenhuma competição oficial? É projeto dos Dragons se equipar e disputar campeonatos? "Bom, como dito antes, diferente da enorme maioria de equipe que surgiram nos últimos anos, não tínhamos um projeto ou pretensão de participar de jogos e isso nos custa caro até hoje. Perdemos pelo menos dois anos apenas treinando até finalmente realizar nosso primeiro jogo. Depois disso, enfrentamos diversos problemas como a falta de equipes dispostas a jogar conosco devido à distância. Até aceitamos participar de alguns campeonatos NoPads, que infelizmente foram cancelados posteriormente. Hoje a equipe tem o desejo sim de se equipar e participar de campeonatos, mas enfrenta problemas com o plantel, por ser uma cidade pequena. Principalmente falta de recursos financeiros, praticamente tudo é pago com o dinheiro dos próprios jogadores. Temos alguns conjuntos de proteções, mas ainda é pouco, pro próximo ano esperamos comprar mais".

- O time faz um trabalho de divulgação de scout dos jogadores com estatísticas semelhantes a da NFL. Quem faz esse trabalho e por quê? "Bem, eu sou formado em Educação Física e sempre gostei de fazer Scout, por isso desde o começo do time resolvi anotar os nossos desempenhos em cada treino ou cada jogo. Isso sempre fez com que o pessoal se esforçasse mais para atingir certos objetivos, bater os recordes, criando uma competição saudável em busca das medalhas da seleção da temporada e o troféu de MVP do ano. Os títulos que são baseados nesses status coletados durante a temporada. Ele também nos ajuda a perceber em que posição cada jogador se encaixa melhor, afinal, por sermos um time pequeno, muitas vezes acabamos desempenhando mais de uma função. Então não estranhe se olhar as estatísticas do Quarterback e ver que ele recuperou dez fumbles".
- Quem tem interesse em jogar no Dragons, pode se informar onde? "Os interessados em participar do Dragons podem entrar em contato pela página do time no Facebook ou Instagram. Pode também falar com alguns dos jogadores, ou simplesmente comparecer aos treinos nos sábados. Não precisa conhecer as regras, basta vontade de aprender e ter força de vontade, que será sempre bem vindo".
- Algum recado final? "Agradeço a ti, Ober, pela oportunidade de falar ao maior portal de Futebol Americano no Rio Grande do Sul, todos acompanhamos o teu trabalho e ficamos agradecidos por esse espaço. Além disso, fico feliz em poder explicar um pouco sobre o Tapejara Dragons.
Commentaires